Enfoque & Atuação


casa8-225522-med

Experienciando o Feng Shui Consciencialmente

Por Renatha Dumond, co-fundadora do Instituto e responsável pelo setor de Consultorias e Eventos.


Através da arquitetura deparei-me com o Feng Shui (Fong Suei), que se tornou uma ferramenta fundamental no desenvolvimento dos meus projetos. O que mais me encanta nessa ciência ancestral é a possibilidade de diálogo entre o ambiente, a construção e a pessoa; essa relação, se bem aproveitada, além de trazer um ambiente mais saudável e harmônico, gerará muita consciência para os moradores.

Atualmente, o que é abordado sobre o tema está longe de mostrar a grandiosidade das técnicas ancestrais chinesas. O Feng Shui Simbólico (como geralmente são chamadas as simplificadas “técnicas” que aparecem em revistas, etc) atua como uma “receita de bolo”, limitando muitas vezes as soluções dos problemas ao uso de sinos de ventos, fontes e cristais em determinados pontos pré-determinados da residência (o que é um erro, ou no mínimo, uma atuação muito limitada que nada tem a ver com o verdadeiro Método Tradicional). Assim, um dos intuitos do site é divulgar a profunda sabedoria existente no Feng Shui Clássico; este último, uma ferramenta indispensável que alia precisão matemática, coerência analítica e uma sabedoria baseada num conhecimento de mais de 1500 anos.

Aliar uma técnica secular com a criatividade arquitetônica dos novos tempos, aplicando o Feng Shui desde a escolha do local, no primeiro estudo de um projeto, ou até mesmo para minimizar os impactos negativos e maximizar as qualidades de uma moradia já construída. Em suma, atingir os melhores fluxos de energia positiva (Sheng Qi) e bem estar pessoal (Tian Yi); esses são os objetivos primordiais do meu trabalho como Arquiteta e Consultora.