Falando sobre Feng Shui


325732-med

 O que é Feng Shui Tradicional?

O Feng Shui, ciência milenar chinesa, foi criado na China há cerca de quatro mil anos e significa Vento (Feng) e Água (Shui). Pode ser chamado também de Kan Yu (Céu / Terra), e o objetivo desse estudo seria, como diziam os antigos, coletar o Qi (energia vital) e guiá-lo da melhor maneira possível, assegurando assim, a retenção de boas influências. O Céu representa todo o pensamento cosmológico, as influências cósmicas, enquanto que a Terra o mundo visível, as influências terrenas. E a sabedoria é justamente favorecer o homem (que se encontra entre céu e terra), através obtenção de uma harmonia energética mais saudável, harmoniosa e próspera dentro das construções.

Vários métodos são utilizados para se escolher um terreno, os melhores acessos, os tipos de atividades exercidas no local, as localizações benéficas para os cômodos, como também, as cores, disposição dos móveis, etc.

O fator humano é essencial na análise e por isso, o uso de Sistemas Astrológicos dentro de uma consultoria é fundamental. Todas as sugestões feitas em relação ao Feng Shui estarão sendo trabalhadas de acordo com a estrutura energética pessoal.  No caso das residências, os moradores serão analisados; já em comércios, os  proprietários e gerentes.  Não haveria sentido e coerência em dissociar as informações cosmológicas do estudo do Kan Yu, mesmo que muitos Consultores (infelizmente, por ignorância ou indulgência) assim façam. Visto que a pessoa é o maior carregador de Qi e o trabalho é feito justamente para melhorar a  qualidade de vida, como curar uma casa sem olhar para os moradores?

É importante esclarecermos que o Feng Shui não é esoterismo e muito menos algum tipo de superstição. O estudo é feito a partir de um entendimento cósmico da manifestação da energia, matéria e da própria existência do universo, através de cálculos precisos e instrumentação adequada para os diagnósticos. Alguns conceitos básicos como o Qi (energia, “sopro de vida”), Yin e Yang, Wu Xing (5 elementos) e astrologia devem estar presentes para se começar a compreender o Feng Shui Tradicional

Além disso, é bom ressaltar que o Feng Shui não faz milagres ou tira as responsabilidades de crescimento pessoal;mesmo tendo uma grande influência em nossas vidas, o Feng Shui não  altera os acontecimentos de um destino específico necessário para o aprendizado consciencial. A técnica em si, e aliada a estudos astrológicos, poderá atenuar as dificuldades e amplificar qualidades de acordo com a construção e os moradores.

Aprenda um pouco mais sobre os tópicos mais comuns sobre o tema. Vide links abaixo:

  • Escolas e Tradições
  • Integração na Arquitetura
  • Luo Pan, a bússola “geomântica”
  • Métodos Astrológicos
  • Quais são os benefícios de uma Consultoria?
  • Qual o melhor momento para realizar uma Consultoria?