Zi Wei Dou Shu: Astrologia Chinesa Ancestral?


482948-med

Fatos, Corência Histórica & Aplicação:

         Tem-se notícia de um único manuscrito ancestral de peso sobre o Zi Wei, provavelmente de autoria do Mestre Zhen Duan (Chen Tuan). Nele, algumas Estrelas Maiores eram apresentadas, se relacionando com cálculos ASTRONÔMICOS, não somente astrológicos; além do mais, pouco se falava das Estrelas Médias e Menores (esse último grupo, provavelmente se desenvolveu muito depois, sendo originado não mais da antiga cosmologia, mas dos aspectos simbólico-energéticos das Estrelas principais). Assim, qdo se diz que o Zi Wei tem 2000 anos, estamos referindo a uma estrutura simplesmente genérico-evolutiva; se considerarmos como ele é utilizado nos moldes atuais, esse sistema tem no máximo 300 anos de idade.

Mesmo parecido com a dinâmica do Ba Zi (4 Pilares do Destino), as 12 Casas do Zi Wei tem uma influência muito marcante (assim como acontece na Astrologia Védica) da ASTROLOGIA OCIDENTAL, principalmente no que se refere aos nomes dados aos Palácios (lembremos que durante algumas Dinastias, astrólogos / astrônomos do ocidente se fixaram no Império, intercambiando assim, as informações).

         Sem dúvida, o Zi Wei é uma das Astrologias mais populares na China, mas muitos seguidores da Tradição San-Yuan (3 Ciclos-visão matemática) não aceitam essa técnica, pois consideram-na muito genérica, visto que cada Escola posiciona de maneira diferente as Estrelas Menores. Dessa forma, esses estudiosos preferem a dinâmica solar do Ba Zi, por concluirem que com ela é possível adquirir uma exatidão muito maior na análise, baseada no fluxo do Qi, no Wu Xing e nas relações entre Tronco Celeste e Ramo Terrestre encontradas numa carta.

         O que deve ser reconhecido, entretanto (fora essas controvérsias), é que o Zi Wei é uma técnica muito mais FACTUAL, enquanto que o Ba Zi é ESTRUTURAL (talvez por isso, a segunda seja mais valorizada pelos eruditos). Na minha opinião, mesmo que essa colocação acima tenha uma grande coerência e veracidade aplicativa, isso não desmerece de forma alguma a maravilhosa POESIA e profundidade que se ouve ao se adentrar no Universo da Astrologia Polar. Além disso, de uma forma ou de outra, todos os métodos astrológicos chineses (Xuan Kong Ming Li-9 Constelações, Ming Shu-12 Animais, Da Gua-64 Hexagramas, Jian Shu-12 Deuses, 24 Jie/Qi-Quinzenas Solares, 28 Xius-Mansões Lunares, e principalmente os dois últimos, Ba Zi-4 Pilares do Destino e o Zi Wei Dou Shu-Purple Crepe Myrtle) podem ser utilizados conjuntamente e em harmonia, pois cada um nos mostra novas e diferentes perspectivas de um mesmo tema.

Assim sendo, qualquer que seja o sistema utilizado, uma pergunta anterior teria que ser respondida: “Estou utilizando a técnica escolhida para gerar verdadeira Consciência para mim e para os demais?” Se essa pergunta for respondida sinceramente, estaria o estudioso nessas Artes a adentrar numa das frases mais famosas do Yi Jing (I Ching): “A PERSEVERANÇA É FAVORÁVEL”….

…E como diziam os Mestres Ancestrais…Que o Grandioso Zi Wei (Imperador) e os Deuses das Estrelas Polares nos glorifiquem com seus Portentos e nos auxiliem a entender melhor o MING (Destino) que criamos para nós mesmos…..

Por Marcos Murakami