O Instituto
Sobre o Eternal Qi - Centro de Pesquisas Conscienciais
O Feng Shui, principalmente nas décadas de 80 e 90, foi associado a uma temática pseudo-esotérica que aliava, em primeira instância, rasos conceitos místicos com o modismo da decoração pós-moderna. Assim, a dita “Casa Saudável”, por vezes se tornara um sinônimo de símbolos e ícones visuais dispersos, e a harmonia tão requerida fora confundida com o modismo estético do “orientalismo” (uma miscelânea kitsch englobando as culturas chinesa, tibetana e por vezes hindu). Mas seria só isso o tão aclamado Feng Shui?
Por outro lado, Vento (Feng) / Água (Shui) é realmente um conhecimento exato (como afirmam os cientificistas de plantão) baseado em estudos astronômicos e astrológicos acurados, bem como, na medicina chinesa? Seria então uma verdadeira matemática do metafísico, onde o habitar se restringiria (e se justificaria) pela obtenção de prosperidade e saúde através de técnicas variadas e cálculos probabilísticos que fundamentam uma rígida “Máquina de Morar”?
É a partir desses questionamentos que surgiu o Instituto Eternal Qi – Centro de Pesquisas Conscienciais, que desde 2005 oferece Formações e Consultorias na Arte do Feng Shui Tradicional, Cosmologia Chinesa, e Cursos Livres na área do Autoconhecimento e Espiritualidade. Mesmo com o respeito às dinâmicas clássicas do passado, nossa proposição não é de resgatar um modelo “autêntico, absoluto e consagrado” das técnicas, mas sim estimular níveis de pesquisa mais aprofundados, com pontes de interação entre o ancestral e o contemporâneo, e renovadas perspectivas de atuação, sobretudo através do aprendizado consciencial proporcionado pelas edificações. Portanto, o foco é buscar a valorização do que realmente importa, a nosso ver, no ato de morar: o estímulo de um ser mais humano, adaptativo e reflexivo, sobretudo em tempos tão desafiadores e que geram tantas necessidades de transformação e adaptação internas.
Para os apreciadores da pesquisa nos campos do Kan Yu e Cosmologia Chinesa, fica aqui um convite para navegar no site; aos que buscam informações iniciais sobre o universo da Metafísica Chinesa, o mais agradecido “bem-vindo”…
Fundadores
Os profissionais do Eternal Qi, além de entenderem a dinâmica da construção, estão constantemente atualizando-se nas Artes Chinesas. Por compreenderem que o verdadeiro conhecimento não provém necessariamente de um só mestre ou linha de atuação, os arquitetos perpetuam uma visão que aliam a harmonia do tradicional com a dinâmica da contemporaneidade.
Além de receberem de Joseph Yu (Feng Shui Research Center), o FSRC Higher Diploma, uma das Certificações mais reconhecidas no cenário mundial, os consultores estudaram com outros famosos professores, incluindo os Mestres Isaac Chung, Howard Choy e o inglês Derek Walters. Em 2007, participaram, como palestrantes convidados, da 3a Conferência Internacional em Feng Shui Científico, realizado na Universidade de Hong Kong, ao lado de estudiosos como Raymond Lo, Michael Chiang, Albert So e Michael Mak.
Atualmente, procuram integrar os mais variados aspectos da pesquisa consciencial com o Feng Shui Tradicional e a Cosmologia Chinesa, através de cursos abertos, formações profissionalizantes e consultorias.
Renatha Dumont
Mineira de Belo Horizonte, iniciou os estudos sobre Feng Shui Tradicional durante a faculdade de arquitetura, intensificando as pesquisas nas técnicas ancestrais de organização espacial após se formar no ano 2000. Na última década, participou de congressos com grandes nomes internacionais do tema, com destaque uma viagem de especialização pelo território chinês com o mestre Howard Choy, em 2007.
Cofundadora do Eternal Qi em 2005, desde então é responsável pela organização dos eventos do Instituto. Atualmente, engloba a pesquisa consciencial junto à literatura, poesia e à especialização na arte da cerâmica.
Marcos Murakami
Marcos Murakami é natural de São Paulo (SP) e possui formação em arquitetura e urbanismo. Ainda na faculdade, iniciou suas pesquisas em Radiestesia, Geobiologia e Feng Shui, dinâmica última em que se tornou especialista, sobretudo na vertente tradicional chinesa (Kan Yu). Desenvolve uma pesquisa referente à Metafísica Oriental de uma maneira autônoma, não se alinhando especificamente a um mestre ou escola, mas procurando agregar e complementar as mais variadas vertentes do Feng Shui Clássico e da Cosmologia Chinesa num viés mais espiritualista, buscando aliar os conhecimentos matemáticos do estudo com uma abordagem integrativa consciencial.
Fundador do Instituto Eternal Qi – Centro de Pesquisas Conscienciais, ministra anualmente formações, cursos, workshops de Feng Shui e Cosmologia Chinesa, como também estudos conscienciais diversos nos temas Eneagrama, Espiritualidade & Bioenergia, entre outros.
É autor das obras O Grande Livro do Feng Shui Clássico – Sabedoria e Técnica Tradicional (2006), Feng Shui Clássico nos Novos Tempos – Uma Perspectiva Consciencial e Imanente (2015), e Crônicas Ambientais – A Concepção Transicional do Feng Shui & A Poética da Metafísica Chinesa (2021).